segunda-feira, 30 de março de 2015

Um silêncio em três partes

Esse é o nome do primeiro capítulo do livro "O nome do vento" que acabei de terminar de ler.
É também o nome de outros 3 capítulos nesse mesmo livro, enfatizando o silêncio que paira ao redor do personagem principal.

Arte da capa


Kvothe em um momento íntimo com sua música


A primeira coisa que eu quero falar sobre esse livro é que ele é lindo. Ponto. Desda arte na capa, à maneira como os capítulos são nomeados, à maneira como as coisas são descritas e até à belíssima tradução pela Editora Arqueiro. Tudo faz esse livro ser uma obra de arte, algo precioso e belo. Se um dia eu escrever um livro, quero que ele seja algo parecido com esse.

O livro conta a história de um bardo, um músico que também sabe lutar e realizar magias, e a história passada é contada por ele mesmo, enquanto que vemos as coisas do presente sendo apresentadas em terceira pessoa. O nome do bardo é Kvothe, e nomes são coisas importantes nesse livro. A história mostra várias partes da infância e começo da juventude de Kvothe, com o objetivo de contar a verdade e mostrar porque ele se tornou quem é no final: Um herói, uma lenda, um vilão, um assassino, um mago e um amante. Todas essas coisas foi e são Kvothe.

A maneira como ele vê a Denna, a maneira como Denna vê ele, os diálogos com Auri (São as minhas partes favoritas desse livro), a maneira como magia funciona no mundo dele, o nome das coisas... A questão dos nomes não foi amplamente discutida, mas é obvio que eles possuem muito poder nesse mundo, vemos como pessoas e coisas mudam constantemente de nomes (Denna e o vento), e como no final Kvothe está preso no silêncio, não fala nomes, não os descobre mais. É uma coisa incrível.

Kvothe e Auri, os melhores diálogos desse livro acontecem entre os dois
É difícil descrever-lo, pois qualquer coisa que penso em escrever me parece insuficiente sobre a histórias, os personagens, o lirismo do livro todo. Eu simplesmente recomendo que leiam.

É o tipo de livro que no começo você anota as frases legais, depois começa a tirar fotos de parágrafos inteiros, com analogias lindíssimas e, por fim, se resigna do fato que você VAI ter que reler esse livro, pois simplesmente tem coisas boas demais para serem absorvidas em uma única leitura. Esse é o tipo de livro que ele é.

Estou ansiosa para começar a ler o segundo livro e o terceiro, talvez algumas coisas fiquem mais claras ou mudem, mas tenho certeza que a beleza será a mesma. Obrigada a editora Arqueiro por publicar esse livro tão belo aqui,

Um comentário:

  1. Muito top esse livro. Simplesmente incrível.
    Espero ansioso pelo terceiro.
    O_o

    ResponderExcluir