domingo, 12 de outubro de 2014

Korra e analogias com a vida

Ok, eu preciso muito comentar o episódio de Korra dessa semana! Então fiquem avisados dos spoilers!

O episódio 2 da quarta temporada de A Lenda De Korra, mostra todo o caminho de recuperação da Korra até o presente momento, depois de ter sofrido o trauma com o veneno do Zaheer.

No episódio mostra como a Korra ficou com uma espécie de Stress pós traumático e em um certo ponto ela começa a ver "outra" versão dela, a Korra no estado Avatar. Como ela ainda está em recuperação, essa "miragem" que ela vê, que representa algo que ela já foi e perdeu de si, aparece sempre a desafiando e a deixa muito perturbada.


Korra-estado-Avatar

É engraçado pensar em imagens assim, e a analogia com situações da vida não me faltaram nesse episódio, pois teoricamente é algo que tá dentro da sua cabeça. Mas não deixa de ser real, e me lembrou de imediato uma frase que li em Harry Potter e as relíquias da morte: "Of course it is happening inside your head, Harry, but why on earth should that mean that it is not real?” (Algo como "É claro que está acontecendo dentro de sua cabeça Harry, mas porque isso significaria que não é real?").

A imagem da Korra-estado-avatar influencia as ações e os sentimentos dela, por mais que não seja fisicamente real, sua realidade se materializa nas ações que a Korra faz por causa dela. É bem legal pensar nisso e lembrar de contextos de doenças mentais: Também não são fisicamente reais, mas como afetam a pessoa de forma extramente significativa, existe e se fazem reais por causa disso.

Também é uma analogia muito legal para pessoas que perderam algo de si durante a vida, e procuram essa parte de volta.

Esperando agora ansiosamente pelos próximos episódios, ainda mais que a Toph apareceu e certeza que vai ser uma personagem no estilo mestre Yoga pra Korra.

Quem nunca assistiu, eu super recomendo: Avatar: A Lenda de Aang e A lenda de Korra.
Ambas as animações são histórias lindas sobre coragem, amizade, amor, perseverança e muitos outros temas, com personagens ricos e completos, histórias sobre as tristezas e alegrias de ser heróis (E com muitas personagens femininas, ainda por cima, que chutam a bunda de geral, de forma épica).
Vale a pena assistir :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário