domingo, 21 de setembro de 2014

Psicodelia - Rock como Arte

Estou fazendo o curso "História do Rock" no coursera, super recomendo! Ainda estou na parte um, então ainda estamos um pouco depois da chegada dos beatles nos Estados Unidos, prevejo muitas emoções ainda na parte dois :D

Então, queria falar um pouco sobre um "movimento" (Momento?) musical que eu não sabia, não conhecia.

Esse movimento começou com os Beatles e os Beach Boys nos EUA, que foi um movimento de tirar o rock da mercantilização em que estava, com grandes gravadoras sendo realmente fábricas de hit songs (como a Mowtown) e passou a tratar o rock como arte.
Beach Boys e Beatles foram as duas primeiras bandas a fazerem esse tipo de mudança no mainstream, enquanto outras menos conhecidas faziam coisas parecidas.

Ambas as bandas conseguiram explorar a música de forma mais artística devido ao seu sucesso: possuíam muita liberdade nos estúdios, pois as gravadoras sabiam que teria retorno de suas experiências.

Então, Beach Boys, músicas representativas desse movimento: California Girls e todo o album Pet Sounds, e isso ainda foi antes do álbum Sgt Pepper.





Agora os Beatles, existe uma infinidade de músicas que saíram dos moldes normais do pop que acontecia a época, mas o álbum "Sgt pepper's lonely heart club band" foi bem representativo desse movimento. E não só pela música, o álbum foi o primeiro a apresentar as letras das musicas no encarte (Coisa que nem mesmo artistas mais liristas, como Bob Dylan, faziam), proporcionando uma mair interatividade com a música, Ainda antes de Sgt Peppers, tivemos Strawberry Fields, Tomorrow Never Knows e Penny Lane.

Fiz uma playlist marota das músicas que foram citadas dos Beatles.



Enfim, em ambas as bandas dá pra notar coisas como arranjos musicais diferentes, muita experimentação e letras sobre assuntos mais "sérios", indo alem do "garoto quer a garota" e "heartbreakes" que eram a norma. Acho interessante como essas duas bandas apenas foram permitidas toda essa liberdade devido ao seu sucesso pop prévio. Naquela época era um pouco mais difícil de ser uma banda independente. Hoje em dia temos algo incrível nas nossas mãos, uma ferramenta de democratização de arte, da politica e do conhecimento: A internet.

Hoje em dia é fácil achar músicas e até clipes de bandas independentes, é fácil dar suporte à essas bandas (Itunes, Patreon) e isso é fantástico. A internet é uma ferramenta fantástica. Eu sei que depois que alguém revoluciona a música, fica difícil achar algo que pareça original, mas existem muitos bons artistas hoje em dia espalhados pelo youtube e pelo soundcloud.

Beatles e Beach Boys foram uma combinação de talento, mentes corretas e sorte. Sorte de terem feito sucesso, talento musical inegável e a mente correta de querer fazer algo diferente, porquê mesmo com o sucesso talvez eles não se atrevessem a sair da fórmula. Apenas por isso já são louváveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário